quarta-feira, 8 de junho de 2011

Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva


Atividade realizada com um aluno de 9 anos, matriculado no 3º Ano do 1º Segmento do Ensino Fundamental numa Escola Pública da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu - RJ. É um aluno com paralisia cerebral, cadeirante e apresenta dificuldades com os movimentos dos membros superiores (sua escrita está na fase de garatujas). Sua família ficou muito tempo sem procurar ajuda com especialistas e a pedido da escola e do trabalho de itinerância da Educação Especial, a família começou a levá-lo na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. A escola precisa de uma orientação através de um laudo médico, pois como sabemos em alguns casos de paralisia cerebral, o aluno estará na condição de impossibilitado para escrever com um lápis e dessa forma, o recurso utilizado com esse aluno deverá ser outro.

 2. Descrição da atividade planejada pelo professor
A atividade proposta foi de apresentar um dos recursos de Tecnologia Assistiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa, com a intenção de garantir e oferecer ao aluno a oportunidade de escrita através do computador. O aluno está em processo de alfabetização (aquisição da leitura e escrita). Utilizei também os PECS - Sistema de Comunicação por Figuras (Picture Exchange Communication System). Apesar do aluno ter uma fala compreensível, utilizei os PECS focando a escrita das palavras. Utilizei as Pranchas de Comunicação sobre o Corpo Humano, para contribuir a identificação das partes do nosso corpo e a partir dessa etapa, favorecer a escrita das palavras com o auxílio do Teclado Virtual. Apresentei as pranchas sugeridas através do site  http://pecsemportugues.blogspot.com/ indicado pelo curso. Também foi utilizado o alfabeto móvel para auxiliar a escrita das palavras.

3. Tecnologia Assistiva escolhida

Teclado Virtual e os PECS - Sistema de Comunicação por Figuras (Picture Exchange Communication System).
4. Reflexão sobre a experiência:
Ao preparar o planejamento da atividade, não tinha consciência de que seria o primeiro contato do aluno com essa ferramenta, o computador. Primeiro fiz a apresentação das pranchas sobre as partes do Corpo Humano. Após a identificação dos nossos órgãos, utilizei o alfabeto móvel para auxiliar na identificação das letras para formar as palavras. Em seguida, fomos para a atividade no laptop, pois nessa escola os alunos não têm acesso ao computador. Essa sala de recursos recebeu alguns materiais do MEC para implementação da Sala de Recursos Multifuncional, mas por motivo de espaço, os materiais encontram-se nas caixas. Percebi que o aluno estava bastante ansioso para usar o computador e de início não queria respeitar as regras de uso. Deixei-o usar o teclado do laptop e com o mouse o teclado virtual e pedi para que relatasse sua preferência. O aluno relatou ter sido mais fácil com o mouse. Mesmo sem muito controle, o aluno ficou super entusiasmado e motivado para utilizar o computador. Com meu auxílio, conseguimos escrever através do teclado virtual o seu nome e algumas palavras como mão, pé e boca, porém com muitas dificuldades no manuseio do mouse. Fiquei muito feliz com a seguinte frase do aluno: “Tia, eu vou ser um craque no computador”. A sua professora de Sala de Recursos informou que passará a utilizar o Laptop recebido pelo MEC e o Teclado Virtual a fim de contribuir para o seu desenvolvimento motor e facilitar a sua escrita.   

Um comentário: